Artigos Importantes
04/08/2023
O que fazer com os papéis? A LGPD e o descarte de documentos
O que fazer com os papéis depois de copiar e arquivar os documentos de sua empresa em formato digital? Pode descartar? Arquivos digitais têm o mesmo valor legal? O que diz a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais?
Sim, pode descartar os papéis. Sim, arquivos digitais têm o mesmo valor legal. Desde que observados, nesses dois casos, as condições, as exceções e os critérios definidos pela legislação. Vejamos.
A LGPD estabelece que os dados pessoais serão eliminados após o término do seu tratamento, autorizada a conservação para a finalidade de cumprimento de obrigação legal ou regulatória, de estudo por órgão de pesquisa, de transferência a terceiro ou de uso exclusivo pelo controlador, prezando sempre pela anonimização quando possível.
Saiba mais acessando o link abaixo.
https://www.migalhas.com.br/depeso/390681/o-que-fazer-com-os-papeis-a-lgpd-e-o-descarte-de-documentos
28/07/2023
Benefícios para a empresa com a transformação digital
Você sabe o que é transformação digital? Quais benefícios sua empresa pode ter ao investir na modernização de ações e processos?
A transformação digital é um processo onde as empresas adotam o uso da tecnologia digital para melhorar serviços e maximizar sua performance, de modo que essas mudanças se reflitam diretamente nos resultados do negócio.
Mudanças como a digitalização de documentos, virtualização de processos, assinaturas digitais, gestão de notas fiscais e até armazenamento em nuvem oferece muito mais eficiência através da automação de processos e gera novos tipos de inovação.
Demais benefícios da transformação digital:
- Otimização de processos
- Maior qualidade no processo de produção
- Maior segurança
- Reduz custos
21/07/2023
Documentos Jurídicos
O documento digital foi equiparado ao documento em meio físico, para todos efeitos legais e para a comprovação de qualquer ato de direito público.
A regulamentação para descarte do documento original nasceu agora com o Decreto 10.278/2020. A fim de que os documentos digitalizados produzam os mesmos efeitos jurídicos do documento original, foram definidos os meios e técnicos requisitos para a digitalização de documentos públicos ou privados.
As novas disposições se aplicam aos documentos físicos digitalizados, produzidos por pessoas jurídicas de direito público interno, de direito privado ou por pessoas naturais.
Os documentos físicos podem ser anexados, se forem previamente digitalizados, utilizando um scanner.
Do mesmo modo como dito acima, o sistema informático de cada Tribunal pode operar de modo diverso, sendo necessário conhecer suas instruções específicas sobre a juntada de documentos. Pode ser que exista um limite no tamanho máximo do arquivo a ser enviado, medido em Kilobytes ou Megabytes.
Assim, é importante conferir se todos os documentos tem o tamanho compatível para cada Tribunal. Além disso, se os arquivos forem muito grandes, levará muito tempo para que sejam enviados ao Tribunal, variável ainda a depender da qualidade da sua conexão com a Internet.
Ao adotar a digitalização de documentos jurídicos, empresas como escritórios de advocacia conseguem otimizar suas tarefas e realizar seus processos de forma mais produtiva, com menor risco de degradação do papel impresso e maior segurança das informações sigilosas.
Apesar de ainda existir um certo receio no meio jurídico de manter todo seu acervo no formato digital, a tendência de busca de alternativas ao papel é crescente, pois muitos profissionais compreenderam a importância e vantagens de possuir os documentos digitalizados.
Temos o objetivo de auxiliar e facilitar os escritórios de advocacia e empresas na digitalização dos seus processos físicos. Proporcionar agilidade na digitalização do seu acervo e garantir que o seu tempo seja otimizado.
Digitalização na Íntegra do Processo
1. Em arquivos PDF
2. Qualidade na resolução de peças e documentos
3. Tamanho do documento até três megabytes (3MB) - Pje
4. Tamanho do documento até dez megabytes (10) - E-saj
5. Na ordem sequencial de folhas e volumes dos autos físicos
6. Na ordem sequencial para protocolar o prazo
7. Nomeação das peças processuais
8. Nomeação dos documentos na ordem adequada para cada protocolo.
Caso seja de interesse, oferecemos o serviço de peticionamento com o certificado digital do advogado habilitado nos autos. Visando dessa forma, otimizar cada vez mais o seu tempo.
11/07/2023
Marca Registrada
Comunicamos que a Revista da Propriedade Industrial Nº 2739, de 04/07/2023, publicou o despacho de CONCESSÃO DO REGISTRO da marca DIGITADOC.
Estamos muito felizes por mais esse passo dado, muito tempo se passou, mas finalmente podemos dizer que a marca DIGITADOC® é nossa.
Processo: 923*****
Marca: DIGITADOC
Apresentação: Mista
Classe: NCL 42
Especificação: Aluguel de software de computador; Armazenamento eletrônico de dados; Atualização de software de computador; Conversão de dados e documentos de suporte físico para suporte eletrônico; Digitalização de documentos [scanning]; Elaboração [concepção] de software de computador; Instalação de software de computador; Manutenção de software de computador; serviços de desenvolvimento de banco de dados [informática];
Titular: DIGITADOC SERVIÇOS DE INFORMÁTICA LTDA (BR/SP)
07/07/2023
4 Motivos para fazer a digitalização de documentos
1. Economia de recursos
Manter documentos em papéis geram custos consideráveis, com a digitalização, todas as informações e dados importantes são mantidos em um único ambiente, sem gerar custos mensais com papel e pessoal específico.
2. Economia de espaço
Ao optar pela solução da digitalização, todos os espaços físicos utilizados para o armazenamento de documentos ficam livres e, consequentemente, mais organizados. Nesse sentido, as salas extras podem ser aproveitadas para qualquer outra atividade importante da empresa, ou mesmo para novas atividades.
3. Agilidade de busca
A missão de encontrar um documento em um arquivo grande e cheio de pastas e caixas tende a ser demorada e faz com que o funcionário perca tempo em uma única tarefa. Ao transferir dados e arquivos para a rede digital, você consegue organizar todos os materiais em pastas e categorias.
4. Acesso remoto
Por meio da nuvem, é possível acessar documentos importantes a partir de qualquer lugar, a qualquer momento. Para isso, basta dispor de um computador, tablet ou celular e usar a senha de acesso ao sistema. A vantagem se estende para todos os colaboradores, que contam com flexibilidade para manipular documentos mesmo longe do ambiente de trabalho.
30/06/2023
Entenda como empresas poderão usar dados pessoais de consumidores.
Tecnologia de ponta
Recomenda-se o desenvolvimento de programas de compliance para evitar prejuízos decorrentes da violação da LGDP.
Acesse o link e entenda o que irá mudar com a LGPD em vigor.
https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/09/entenda-como-empresas-poderao-usar-dados-pessoais-de-consumidores-com-nova-lei.shtml?utm_source=mail&utm_medium=social&utm_campaign=compmail
23/06/2023
AGORA É LEI!
Descarte de Documentos Físicos
Decreto regulamenta o disposto no inciso X do caput do art. 3º da Lei nº 13.874, de 20 de setembro de 2019, e no art. 2º-A da Lei nº 12.682, de 9 de julho de 2012, para estabelecer a técnica e os requisitos para a digitalização de documentos públicos ou privados, a fim de que os documentos digitalizados produzam os mesmos efeitos legais dos documentos originais.
LINK DIRETO
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2020/Decreto/D10278.htm
16/06/2023
Governador diz que economizou R$ 21 milhões com digitalização
Segundo o governador Wilson Lima a digitalização de documentos públicos gerou economia de R$ 21 milhões em três anos para o Governo do Amazonas, foram 2 milhões de documentos com 70 milhões de páginas digitalizadas.
Além da economia com papel, a digitalização também reduziu gastos com transporte, combustíveis, manutenção de veículos e aluguel de espaços para armazenar os documentos.
Saiba mais acessando o link abaixo:
https://amazonasatual.com.br/governador-diz-que-estado-economizou-r-21-milhoes-com-digitalizacao/
26/05/2023
Você sabe para que serve o OCR?
OCR é o reconhecimento ótico dos caracteres, ele transforma seu arquivo arquivo digital em um documento pesquisável.
Através de uma simples busca ele consegue localizar em segundos palavras que estejam em qualquer página do arquivo.
Quer saber mais? Entre em contato conodco e tire todas as suas dúvidas.
19/05/2023
Segurança na internet
A dica de hoje é sobre a sua segurança na era da informática.
Vamos listar abaixo alguns fatores que podem te deixar mais seguro para navegar.
1 - Verifique os links antes de clicar
Uma maneira de saber se um link é seguro é passar o mouse sobre ele. Isso mostrará uma prévia do link completo na barra de status do seu navegador da web.
2 - Use software antivírus
Você nunca deve navegar na web sem proteção. Mesmo com orçamento limitado, vale a pena investir em algum plano mais básico ou até mesmo gratuito para proteger seus dados. Lembre-se de que é importante manter o seu antivírus sempre atualizado.
3 - Crie e use senhas complexas
Nada de usar o nome do seu cachorro + o ano do seu nascimento! Senhas “óbvias” são alvo de ataque de pessoas mal intencionadas. Veja essas dicas para criar uma senha forte:
Use pelo menos 15 caracteres – mais longo, se possível.
Misture letras (maiúsculas e minúsculas), números e símbolos.
Não use sequências de números ou letras, como “QWERTY”.
Fique sempre atento aos sites visitados e a links que recebe.
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